terça-feira, 10 de maio de 2011

Publicidade da Marca


A História da Marca

A origem do nome ELECTROLUX
A Electrolux começou o seu negócio com aspiradores, esta ideia surgiu em 1908 em Kartnerstrasse, Viena.
O primeiro aspirador comercializado foi o modelo Santo, um aspirador americano que também começou a ser vendido posteriormente na Europa.
 Axel Wenner-Gren, foi o responsável pelo crescimento e sucesso global da Electrolux em aspiradores e frigoríficos, durante dez intensos anos depois da I Guerra Mundial. Ao contrário dos outros fundadores de empresas naquela altura, ele não foi um inventor nem um engenheiro, mas sim um génio de vendas. Wenner-Gren, apareceu com uma aproximação diferente no mercado: vendas de porta em porta. Ele fazia as demonstrações porta a porta e os consumidores compravam-no logo ali.
Em 1912, Wenner-Gren, na Suécia, e aqui já duas empresas a Elektromekaniska e a AB Lux, começaram a produzir cópias do aspirador americano, o Santo.
 A AB Lux foi fundada em 1901 em Estocolmo, e ao princípio só produzia iluminação para interiores, mas rapidamente se apercebeu das vantagens em fazer iluminações exteriores.
Enquanto, a Elektromekaniska, uma empresa sueca pequena, desenvolveu um motor que podia funcionar com corrente directa ou indirecta e que era o motor escolhido para o aspirador Lux. Com o início da I Guerra Mundial em 1914, a exportação dos aspiradores teve uma paragem e aí a AB Lux contactou a Elektromekaniska para discutirem um novo design para um aspirador portátil com um motor universal.
Mas entretanto, Wenner-Gren não gostou da solução e decidiu ele mesmo montar a sua própria empresa com o nome de Svenska Elektron AB e vendeu o aspirador sob o nome de Elektron, que se revelou um enorme sucesso.
O nascimento da AB Elektrolux feito através de transacções complicadas, deu-se entre 1918 e 1919. Elektrolux foi formada como uma combinação de Elektromekaniska, Elektron e Lux.
A data oficial foi 19 de Agosto de 1919. Só em 1957 o nome passou a escrever-se como actualmente o conhecemos, Electrolux. Inicialmente, a Electrolux era puramente uma empresa de vendas, cuja missão era lançar no mercado mundial um novo aspirador sueco produzido pela Lux. Hoje em dia é uma das maiores empresas do Mundo, no seu sector.  [1]

Cronologia
1912 – Produção do 1º aspirador
1919 – Nascimento da AB Electrolux
1922 – Invenção do frigorifico de absorção: Electrolux começou a produzi-lo em 1925. Introdução de um novo produto no mercado: Enceradora
1950 – Primeira máquina de lavar roupa
1962 – Aquisição da Elektro Helios – primeiros produtos comerciais
1978 – Aquisição da Husqvarna, produtos para o exterior
1984 – Aquisição da Zanussi, Italia
1986 – Aquisição da White Consolidated, USA
1994 – Aquisição da AEG, Alemanha (direitos de utilização da marca)
1996 – Aquisição da Refripar, Brasil
2004 – Compra da marca AEG

A expansão da Marca no Mundo
Na década de 90, a Electrolux alarga as suas instalações até à Ásia, Leste da Europa e América do Sul, criando assim mais postos de trabalho e diversas áreas de negócios divididas por sectores. Implementando assim maior rentabilidade em cada país onde opera.
Em Portugal existe desde 29 de Setembro de 1925, tendo sede em Paço de Arcos, comercializando apenas o sector Major Appliances (Grande Doméstico), Floor Care (Aspiradores e Pequeno Doméstico) e Built In (Encastre).
Actualmente, a empresa é composta por cerca de 150 empregados, distribuídos por Key Accounts e Accounts, Marketing Manager até a Promotoras nos pontos de venda.
A publicidade não é dirigida para os meios de comunicação com maior dimensão, porque o “ budget para Portugal é reduzido. Os maiores investimentos publicitários são feitos nos maiores países, ou seja, nos que têm maior e mais expressão a nível de rentabilidade. Temos o caso do Brasil, onde os spots televisivos são constantes, mas deve-se ao facto da Electrolux ser a segunda marca mais vendida. No nosso país, a Electrolux já tem um excelente posição no mercado, mas ainda não é a suficiente, para justificar o investimento televisivo e radiofónico. Por isso, tentamos comunicar com o nosso cliente e com o consumidor final, com as ferramentas que temos, passando pelos nossos agentes terem uma boa representação nas suas lojas, participando em Feiras e Exposições nacionais de renome nacional e internacional, apostando esporadicamente na Imprensa, mas principalmente a nossa publicidade parte da nossa tentativa de fidelização, através dos nossos accounts e promotores de vendas.
Entrevista por telefone com Angela Pereira (Brand Manager Electrolux)

Os Diversos Slogans
Thinking of you. (2007) *
Designed for the well-lived home. (2006)
From the Electrolux Group. The world’s No.1 choice. (2005)
Don’t worry. It’s Electrolux. (1992)
Simply better built. (1984)
Stated simply, the finest vacuum cleaner in the world. (1976)
The cleaner you never have to empty! Touch no dirt! Breathe no dirt! See no dirt! (1951)

Identidade Visual
Este último slogan, “Thinking of you”, remete-nos para o pensamento, tal como a tradução nos diz, “Pensando em você” (slogan utilizado no Brasil). Este conceito, foi criado a pensar no consumidor, na sua comodidade, no seu conforto, na sua capacidade de utilizar e tirar maior partido do seu electrodoméstico. O acompanhamento constante dos profissionais e a interacção para com os agentes, são um dos principais motivos do slogan, o lema da Marca é familiarizar o consumidor com o produto, criar uma aproximação. O design dos electrodomésticos foi concebido a pensar na facilidade de utilização, no pouco tempo que dispõem para cozinhar (criando programas específicos nos aparelhos), em que o consumidor tira o maior partido do bem que adquiriu.
Em relação às cores utilizadas no logótipo, o azul sempre esteve presente, cor originalmente sueca, que se mantém ainda, sendo que, em Portugal é utilizada a cor preta.
O preto é a tendência, o preto é modernismo, o preto é conceito, o preto é inovação. Em 2007, a Electrolux decidiu mudar do azul para o preto, alterar o slogan, já referido, para se afirmar no mercado nacional, com produtos mais sofisticados, úteis e ecológicos. O preto revela solidez, postura e uma nova imagem. Pois em 2007, a tendência era utilizar a cor em cozinhas, mobiliário, decoração variada e mesmo até em vestuário. A marca usufruiu assim dessa “nova” tendência, para solidificar o slogan e manter a sua postura firme no mercado nacional.
O lettering mantém-se desde a sua fundação, transmitindo tradição e consolidação na companhia e para os seus parceiros.

 

O símbolo inicial, é um E invertido e visto pelo interior, é um E de Electrolux e de Excelência. Criado no início da empresa e mantém-se até aos dias de hoje, sendo o ícone representativo da mesma.
Apenas como curiosidade, em 1959, o Laboratório de Design da Electrolux decidiu abrir um concurso para alterar o grafismo do logótipo, para comunicar as “qualidades positivas” da marca.
Na Suiça, em 1962, Carlo L. Vivarelli com a proposta “Globo/Sol côncavo/convexo”, venceu o concurso, justificando que, “o sol ou o globo poderia ser discernido no círculo fechado entorno da forma “E.” [3] 

As frases que justificam o slogan:

“Não se trata simplesmente de um novo conceito criativo,
Nem de uma nova estratégia de comunicação,
Nem apenas de um novo claim.”
                            “Trata-se de uma nova forma de encarar e orientar a nossa forma de trabalhar. Pensando em cada consumidor.”

A Identidade da Marca
A Electrolux, nos seus vários segmentos, aposta essencialmente no silêncio, no design inovador, qualidade, sofisticação e audácia. Cada linha de produtos apresenta uma expressão, um símbolo, uma referência, como por exemplo, os aspiradores, nos quais o conceito é o silêncio, o baixo ruído na utilização (com a Gama Ultra Silencer e recomendada pela proteste [4]) e o reaproveitamento de materiais plásticos (Gama Green [5]).Tal como no segmento de máquinas de loiça, criando equipamentos ”XXL”, que proporcionam colocar pratos de 34 cm no interior [6]; nas máquinas de roupa, com a função de vapor Steam System, o consumidor não precisa de se preocupar em levar a roupa à lavandaria, para lavar a seco, não tem que ter o incómodo de engomar, o conceito é Tratamento SPA para a sua Roupa [7;8].

O Design da Marca
Sofisticado, originalmente sueco e apresenta robustez na qualidade [14]. Aproximando-se muito do design alemão, as linhas da Suécia prevalecem, com técnicos especializados para o design dos produtos, divididos por famílias (Encastre – fornos, placas, chaminés exaustores, frio, roupa e loiça; Livre Instalação – roupa, loiça, frio, fogões; Aspiradores – mini aspiradores, com cabo e sem cabo, e Pequenos Domésticos – torradeiras, ferros de engomar, cafeteiras, máquinas de café, chaleiras, grelhadores, etc  e, características onde estão inseridas as categorias de produto, por exemplo, máquina de roupa, 7 Kg, 1000 rotações por minuto (rpm)).
O design é concebido minuciosamente, atendendo ao nicho de mercado de cada país, uma vez que é uma Marca internacional. Por exemplo, os fornos duplos, são uma categoria de produto praticamente fabricada para o Reino Unido [15]. Em Portugal não teve aceitação, porque as habitações portuguesas são especificamente arquitectadas apenas e desde sempre para um só forno. Só se verifica, em casas de ingleses, residentes no Algarve.
A Marca tem o seu Design Lab, localizado na Suécia, em Estocolmo, onde dá oportunidade a jovens designers industriais de se revelarem, lançando anualmente concursos internacionais para estágios nas fábricas [13].

Comunicação da Marca

   

A comunicação não é feita através dos grandes meios, como a Rádio e a Televisão, esporadicamente são apresentadas campanhas para o consumidor na Imprensa (revistas de decoração, revistas femininas, jornais) que divulgam também os produtos novos ou alguma comunicação sazonal.
A Internet também é utilizada, no próprio site (www.electrolux.pt), através de parcerias com outras empresas que exploram o sector do electrodoméstico e em blogs.
O uso de Outdoors por parte dos parceiros de negócios (clientes), é uma das formas para publicitar a marca. A participação em feiras nacionais, tais como: Tectónica; FIL; FeelWoman; em Óbidos, a Feira do Chocolate; a Feira dos Vinhos e eventos pontuais com cozinheiros que estão a fazer show cooking, em centros comerciais ou em espaços onde se organizam as mais diversas actividades. Os electrodomésticos (os últimos modelos), são fornecidos para que sejam observados e experimentados pelos utilizadores.
http://newsroom.electrolux.com/pt/ é um blog que em consonância com o site, apresenta as novidades, o conceito de produtos novos, fala sobre a companhia e permite a participação do utilizador.
Já o site da marca, www.electrolux.pt, permite a interactividade com diversos produtos, anuncia as novidades, comunica as tendências, as promoções que decorrem, explica o funcionamento de produtos e permite o download de catálogos.  Ainda tem a loja online de acessórios, onde o consumidor pode adquirir utensílios, peças, sacos de aspirador e mais artigos para apetrechar a sua cozinha e equipamentos da marca.
Nas redes sociais também está presente, principalmente no facebook: http://www.facebook.com/?ref=home#!/Electrolux.
Sendo uma página internacional, anuncia as campanhas que estão a decorrer nos diversos países, os produtos novos e ainda há uma interacção com todos os funcionários da Multinacional, como com os consumidores.
Ainda não existe uma página apenas para Portugal, o que poderá acontecer num curto prazo, devido ao budget reduzido, segundo Regina Alves: “ O Budget para Portugal é gerido por Portugal. As nossas vendas no mercado, têm que gerar orçamento para investimentos sejam eles quais forem e, neste momento, temos que saber priorizar algumas situações, nomeadamente, lançamento de gamas novas. Quanto a redes sociais, isso irá acontecer, mas temos que ter alguém disponível a 100 por cento, para interagir com os facebookeanos. Não queremos fazer uma página e dei xá-la ao abandono.Temos já um site novo e melhorado em relação ao anterior, o próximo passo de facto é isso… o Mundo do Facebbok.”                  
Entrevista por telefone com Regina Alves (Floor Care and Small Aplliances  Manager)


No dia 15 de Março de 2011, vai iniciar-se uma campanha “COZINHAS ELECTROLUX, EXPLOSÃO DE VANTAGENS”, que terá como términos 15 de Junho de 2011. Esta promoção decorrerá nas lojas de retalho, nas cadeias e centrais de compras. Será acompanhada por um folheto a preencher pelo consumidor com RSF, onde constam as seguintes ofertas: Extensão até cinco anos de Garantia (quando é só de dois anos por lei), na compra de três produtos da marca (a partir de 147 euros); quatro produtos, o consumidor é beneficiado com cinco anos de Garantia mais uma chapa para assar/grelhar para forno (valor mínimo de 196 euros) e se comprar cinco produtos, a oferta é de um trem de cozinha (PVP de 160 euros) e a extensão de Garantia.
Esta promoção é válida para todos os produtos de encastre (cozinhas) e para todos os que sejam de inox, de livre instalação.
A acompanhar este folheto está um catálogo e pendurantes com íman, apenas com produtos de destaque da Electrolux, salientando as características e os argumentos chave para a venda/compra.
O design tanto do folheto como do catálogo, na minha opinião é primaveril, cores claras, predominando o branco, com ícones relativos aos produtos promocionais, crustáceos, trens de cozinha, roupa e legumes. Por exemplo: camisa branca e camisa azul, ícone alusivo à categoria de roupa; limonada, transporta-nos para um conjunto Side by Side, em que no frigorífico podemos ter água com gás no dispensador.

Será esta campanha bem aceite?

Relativamente ao mercado, uma vez que, a concorrência da marca, tem campanhas publicitárias bem mais agressivas, na Rádio e na TV, também nos pontos de venda, esta promoção/campanha poderá revelar-se, uma vez que, as ofertas ao consumidor são substanciais, pelo menos no que diz respeito aos preços das mesmas. E cada vez mais, o cliente é mais exigente e atento a campanhas. Tal como já referi, o grafismo e o conceito desta campanha é primaveril, uma prova disso, são as duas últimas frases utilizadas para persuadir o consumidor: “Na Electrolux, tudo o que fazemos é desenhado consigo em mente. E tudo o que fazemos é para o fazer brilhar.”

Acção Internacional

 

VAC FROM THE SEA
Cada vez mais a preocupação ambiental está presente, tanto no quotidiano, como no trabalho, como nas actividades de lazer… Já existem no mercado nacional e internacional, produtos de diversos sectores, reciclados e reaproveitados à venda, a Electrolux não deixa de ser excepção, com os aspiradores Green (já mencionados anteriormente, no ponto Identidade da Marca). Aspiradores ecológicos e parte do produto é feito com material reciclado.
A marca Electrolux foi pioneira numa acção de recolha de plásticos nas praias de todo o Mundo. Esse material recolhido, serviu para construir aspiradores (protótipos) iguais aos que estão no mercado, apenas com uma diferença, não são comercializados.
A empresa quis mostrar que, com estes materiais reaproveitados pode-se dar utilidade e usar da imaginação para gerar produtos.
No entanto, esta acção irá continuar, mas não deixa de ser uma iniciativa diferente, com a colaboração de voluntários de diversos países. [16]
http://www.electrolux.pt/Innovation/Campaigns/Vac-from-the-Sea/Articles/FAQ—sobre-Vac-from-the-Sea/
Gisela Nunes 24927

Sem comentários:

Enviar um comentário