segunda-feira, 16 de maio de 2011

“ Todos nós somos PUBLICIDADE “           

                                                                   
O meu ponto de vista com esta citação que fiz, foi reunir um conjunto de factores, que por si só falam, simbolizam, identificam e permanecem … constroem um ser humano e uma imagem de marca pessoal. Vivemos actualmente numa sociedade consumista e influenciada por estratégias publicitárias.
Em primeiro lugar, nós fazemos a Publicidade boca a boca, quer seja num grupo de amigos, no meio profissional, numa simples presença num evento, numa mera sugestão… acabamos por ser influenciadores de compra e de comportamento, poder-se -à  dizer que somos manipuladores de mentalidades.
Quando estamos em grupo surgem perguntas, dúvidas, conversas sobre um determinado tema. Um exemplo prático: temos uma compra em vista, questionamos uma pessoa sobre um determinado produto, a mesma, dá-nos a sua opinião e, muitas vezes influencia a nossa ideia e desvia o nosso pensamento, canalizando a compra para um outro produto, através da confiança e conhecimento na marca.
Para além deste exemplo, o nosso vestuário, calçado, bijutaria e cuidados físicos são meios publicitários.
Vestimos roupa da marca Salsa, demonstramos que confiamos na marca e, quem estiver à nossa volta, inevitavelmente observa e poderá efectuar uma compra, apenas porque “ viu em alguém “ o artigo x ou y. Neste caso, estamos a ser um meio de comunicação da marca através do que vestimos.
Um creme facial, poderá tornar-se numa compra para um novo consumidor através da observação, do tacto e do olfacto. Bem como, os perfumes ou essências aromáticas, poderemos sugerir uma marca.
A bijuteria utilizada essencialmente pelo sexo feminino, pode publicitar uma loja, pois através da sua utilização e sugestão a outras mulheres, gera fluxo de consumidores e potenciais compras.
Uma simples máscara de pestanas… poderá levar uma amiga a perguntar a outra, qual a marca que utiliza, porque gosta e aprecia o efeito conseguido. Verificam-se casos de compra imediata da marca y.
Para além destes exemplos, sendo ou não profissionais da publicidade, instintivamente, num meio alheio à nossa área de trabalho, comunicamos a marca com que trabalhamos e o conceito, dirigindo e formando opiniões para atrair potenciais compradores.
Resumidamente, o ser humano, é composto por diversos meios de comunicação, que são transmitidos e reaproveitados, para uma publicidade financeiramente económica e rápida, não contabilizando o meio mais eficaz da Publicidade: a TV. Provavelmente, o comprador/consumidor tem mais credibilidade na pessoa que o aconselha, observa, sente, cheira… Poderemos utilizar os sentidos para comunicar a Publicidade.

1 comentário: