INTRODUÇÃO
A
estratégia de comunicação deve alinhar o processo de compra adoptado pelos
principais perfis de clientes, com o processo de venda da empresa, visando o
aumento das vendas, alteração de comunicação e mudança na empresa.
A
elaboração dessa estratégia deverá compreender as diferentes componentes que
suportam o processo de criação publicitária: os objectivos, o público-alvo e o
elemento motivador, seguindo-se o conceito criativo e a realização da mensagem.
Existem
algumas metas da comunicação que devem ser alcançadas numa estratégia: a)
verificar os objectivos de comunicação do anunciante; b) conhecimento da realidade do cliente; c) verificar se esses
objectivos têm coerência com os problemas a serem resolvidos pela comunicação e
com o posicionamento; d) montagem do problema a ser resolvido pela
comunicação; e) relacionar os objectivos com o posicionamento
estabelecido; f) caso não sejam compatíveis, deve-se conversar com o anunciante
e tentar mudá-los; g) solução do problema.
É preciso identificar e ter o claro entendimento do problema do cliente e
definir os objetivos da comunicação.
A comunicação é um factor decisivo para a
imagem que a empresa tem no mercado. É fundamental possuir uma estratégia
global de comunicação eficaz e adaptada à realidade da empresa. Uma estratégia
bem elaborada permitirá que todos os esforços de comunicação sejam coerentes,
coesos e contínuos. É, em suma, o instrumento que permite transformar as
orientações do planeamento de marketing em acções de comunicação
concretas e eficazes.
Seja qual
for a estratégia de comunicação a adoptar pela empresa, ela deve ser sempre
coerente com as decisões da estratégia de marketing e contribuir para o seu
êxito, numa perspectiva integrada.
CAPÍTULO
I - ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
1. Definição
das técnicas a utilizar e o calendário de acções para 2014
As técnicas que vão ser utilizadas nesta estratégia
de comunicação serão consideradas três: o anúncio de imprensa; relações
públicas e acção promocional da marca. A imprensa é utilizada como meio nesta
estratégia visto ter uma ligação forte com os leitores o que proporciona mais
fidelidade em relação aos outros meios; é o único meio que é necessário comprar
directamente e frequentemente; tem maior liberdade de consumo e uma forte
segmentação.
As relações públicas abrangem acções muito
diversificadas com públicos variados, recorrendo a diversos meios de
comunicação e muitas vezes especializados. O seu objectivo não é vender um
produto, mas desenhar uma imagem favorável de uma empresa e melhorá-la se for
necessário, é estabelecer relações de confiança entre uma empresa e os seus
públicos.
Uma acção de promoção associa um produto a uma
vantagem temporária, com a finalidade de facilitar ou estimular a sua
utilização, a sua compra e expansão nas vendas. Se a vantagem que é oferecida
se dirige aos consumidores, é uma promoção-consumidor; se é vantajoso para os
distribuidores, é uma promoção-distribuidor. No caso desta estratégia das lojas
Continente Gourmet será uma promoção dirigida ao consumidor.
CAPÍTULO
II - ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA
1.
Definição da estratégia
publicitária
1.1 Objectivos
Através da estratégia de comunicação de imprensa
pretende-se dar a conhecer as lojas e o seu carácter, a sua postura e o que
pretende no mercado. Decidiu-se com a peça elaborada anunciar a abertura de uma
das lojas, a da cidade do Porto. Como já tinha sido mencionado num trabalho
anterior, a loja situa-se no centro do Porto, próxima das mercearias mais
antigas, na Avenida dos Aliados. O objectivo é sem dúvida informar os leitores
das revistas Time Out (semanal); JNMagazine (semanal); Revista do Jornal
Público (semanal); Continente Magazine (mensal); SemprePorto (trimestral) e
também no segmento da culinária.
No anúncio a intenção foi dar a conhecer a marca e,
os produtos que vende, bem como a sua localização (carácter cognitivo da
comunicação). Criou-se uma imagem para a marca, embora o logótipo Continente
Gourmet já existisse, decidiu-se aproximar o consumidor com as cores e com o
fundo do anúncio e, também com a frase “faça
da sua loja a sua casa”, envolve-o emocionalmente (carácter afectivo da
comunicação).
Outro aspecto que foi levado em conta foi promover a
experimentação dos produtos, com a descrição dos serviços que a loja possui “garrafeira, cafetaria, produtos de
selecção” e, com a informação “para
os apreciadores do gourmet nós temos os preços mais baixos”, estimulou-se a
compra quase que imediata do público-alvo (carácter comportamental da
comunicação).
Assim
pode-se verificar que o anúncio leva a uma experimentação dos produtos, mesmo
que sejam consumidores do segmento, que se tornem novos compradores. Embora a
marca já exista nas grandes superfícies, o que a destaca é de facto o espaço e
o que proporciona ao consumidor, por isso, um dos objectivos é fazer com que o
consumidor gourmet que não experimentou a marca, que o faça agora. O anúncio
estimula a compra dos consumidores que já compraram a marca e, depois de
conhecerem o espaço, provavelmente repetem a compra, podendo ser clientes
assíduos da loja. Com este estímulo o consumo entre os clientes habituais da
marca pode aumentar, devido aos serviços que a loja oferece e apenas ter nos
lineares produtos gourmet.
1.2 Públicos-alvo
Características
|
Perfil
do Consumidor
|
Idade
|
Dos
30 aos 70 anos
|
Género
|
Feminino
e masculino
|
Classe
Social
|
Média-alta
|
Estilo
de Vida
|
-
Cargos médios-altos: empresários; gestores; advogados; juízes; executivos;
professores; reformados
-
Consumidores preocupados com a saúde e com a qualidade dos alimentos;
praticam desporto; apreciadores de boa cozinha (comem em menos quantidade,
mas comem mais qualidade)
|
Hábitos
e momentos de utilização
|
Pode
ser um hábito frequente; convívio entre amigos; experimentação; momentos
especiais e de lazer
|
Consumo
de media
|
Televisão,
Internet, Imprensa do sector
|
Fig. 1
– Perfil do consumidor
Uma vez
que se pretende abranger um público-alvo alargado em relação à idade, embora os
consumidores entre os 30 e 45 anos actualmente sejam mais dedicados ao mercado
gourmet, considera-se sempre variáveis em relação aos consumidores.
Com o
anúncio de imprensa o objectivo é atrair novos consumidores para o gourmet; os
que são leais a outras marcas do segmento, pretende-se que experimentem a marca
Continente Gourmet; os consumidores de várias marcas são atingidos pelo
anúncio, no sentido de novidade e preço e, também com muita importância,
chega-se até aos que já consomem a marca, que têm que continuar fidelizados.
Com o anúncio de imprensa a marca Continente Gourmet quer chegar a:
NOVOS CONSUMIDORES
|
LEAIS A OUTRAS MARCAS
|
CONSUMIDORES DE VÁRIAS MARCAS
|
LEAIS À MARCA (CONTINENTE GOURMET)
|
Experimentação
dos produtos da marca e do segmento (novidade)
|
Experimentação
dos produtos da marca
|
Compra
repetida da marca e aumento da frequência e quantidade de produtos da marca
|
Compra
repetida da marca e aumento da frequência e quantidade de produtos da marca
(manter
a fidelidade)
|
Fig. 2
– Público-alvo
O
anúncio da marca também se dirige a:
UTILIZADORES
|
COMPRADORES
|
INFLUENCIADORES
|
Consomem
o produto, mas não compram
|
Compram
o produto e dirigem-se ao ponto de venda
|
Exercem
uma influência sobre os decisores ou compradores
|
Fig. 3
– Papéis de Consumo
Fig. 4 –
Destinatários da Comunicação
1.1 Mensagem
principal a transmitir
A
mensagem que se quer transmitir com este anúncio de imprensa é que o consumidor
e potencial consumidor deste segmento, tem preços mais baixos do que nas lojas
que habitualmente compra e, pode assim tornar-se um cliente das lojas
Continente Gourmet, pelas diversa linha de produtos, bem como pelo serviço e
pelo espaço do qual pode usufruir.
2.4 Execução
de uma peça publicitária de imprensa
CAPÍTULO
III - ESTRATÉGIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS
1.
Definição da estratégia de Relações Públicas
A acção
das relações públicas na marca Continente Gourmet é de maneira a dar destaque
utilizando figuras conhecidas. No caso, o
Chef José Avillez vai fazer sessões de Showcooking,
já que o consumidor do segmento gourmet aprecia o tipo de confecção, bem como
as estas iniciativas para poder experimentar em casa. Tal como indica o
calendário, nos dois primeiros sábados do mês de Março (aquando a abertura) a
marca vai fazer uma divulgação junto do público-alvo, para que estejam
presentes e assistam aos cozinhados. A par desta data, sai um flyer que será distribuído na semana que
antecede o evento por promotoras à porta da loja dos Aliados, Rua de Santa
Catarina, Rua Sá da Bandeira, Praça da Batalha, Faculdade de Ciências e à
noite, nas Galerias Paris. E também no meio do Jornal de Notícias, visto ser o
jornal mais vendido na cidade do Porto, no jornal Público por ser um
público-alvo diferente do outro diário, mas que é o que a marca pretende
atingir.
Fig. 6 –
Flyer da abertura
Nestas
datas, 8 e 15 de Março estarão presentes figuras características da cidade,
como o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Reininho, Rui Veloso, Carla
Baía, Professor Doutor Pinto da Costa, por exemplo, que poderão inevitavelmente
influenciar o consumo. Até ao mês de Junho não há mais qualquer acção desta
natureza, para que se possa verificar o feedback da estratégia de imprensa e
RP. No entanto, nas outras datas assinaladas, poderão cozinhar outros chefes,
mas inicialmente José Avillez é a cara da marca Continente Gourmet. Os media (Porto Canal; TVI; SIC; RTP;
Jornal Público; JN; Expresso) irão ser convidados para a inauguração da loja.
1.1 Objectivos
Com
esta iniciativa o objectivo é que o consumidor e os possíveis consumidores da
marca, dirijam-se à loja, assistam às demonstrações do Chef José Avillez; que
conheçam o espaço (que ganhem confiança na marca e nos produtos) organizado e
com serviço personalizado; quer-se que o visitante se identifique com a marca,
através da novidade e audácia, da sofisticação e eficácia, do que envolve a
marca. E com a presença de figuras públicas, para além de conhecerem também a
loja e os produtos (possíveis consumidores), a marca cria notoriedade e
reconhecimento, podendo ser influenciadores da marca. Com a presença dos media, estes poderão dar a sua opinião
sobre a marca e o evento em si, bem como sobre o novo conceito, passando a
mensagem para os que estão a ver ou a ler a cobertura.
1.2 Destinatários
O
evento destina-se a quem quiser visitar a loja. Inicialmente adopta-se a
estratégia global, de chegar até ao maior número possível de pessoas, para que
estas pela curiosidade, conheçam o espaço. Mas é necessário referir que o
público-alvo da marca, não é qualquer classe social, mas nesta acção, a
informação divulgada vai ser transmitida a todas as classes. Posteriormente, as
classes sociais auto eliminam-se, dando apenas espaço para a classe média-alta.
1.3 Mensagem
principal a transmitir
Com a
abertura da loja e evento realizado, com a presença de individualidades já referidas,
a marca Continente Gourmet quer dizer ao consumidor que tem produtos de
qualidade e saudáveis, usados por pessoas que têm cuidado com a alimentação e
que influenciam opiniões. A mensagem transmite também a ideia do espaço
sofisticado e personalizado, único na cidade, que pode ser utilizado não só
para compras como também para acções de showcooking ou apenas para saborear um
café do lote x ou y. Modernidade, sofisticação, exclusividade, qualidade… são
adjectivos que a marca vai utilizar neste evento.
CAPÍTULO IV - ESTRATÉGIA PROMOCIONAL
2. Definição
da estratégia de promoção
A
estratégia de promoção da marca Continente Gourmet visa numa fase inicial criar
fluxo na loja, sempre com o objectivo do cliente poder conhecer o espaço e os
produtos. Através de uma das acções delineadas, o cliente que entrar na loja
poderá saborear a qualidade dos produtos e conhecê-los, com o objectivo de
tirá-los do linear e levá-los para casa. E sempre com a intenção de compras
repetidas, que goste do produto, que o consuma e que regresse à loja para
adquiri-lo novamente. No mês de abertura prevê-se um plano de acções intensivo,
nos meses posteriores (como se pode ver no calendário) funcionarão acções de
sazonalidade, como por exemplo em Junho, o São João (eventualmente alguma
campanha direcionada para o vinho ou produtos biológicos, o caso dos legumes) e
em Dezembro, época natalícia, obrigatoriamente a marca tem que implementar um
conjunto de acções (gifts; bacalhau de cura amarela, vinho da Quinta de Paços,
várias ofertas também para o cliente).
4.2
Destinatários
A
estratégia promocional é fazer com que o público-alvo visite a loja e compre
produtos gourmet. No entanto, mais uma vez, como a primeira acção é posterior à
abertura, inevitavelmente todas as classes vão ter conhecimento, mas ao por
iniciativa própria e pelo poder de compra vão desistir, dando assim espaço para
o público-alvo da marca. Mas assim, a informação é divulgada ao maior número de
pessoas possível, através da distribuição pelos CTT.
4.3
Mecânica da promoção
Como no
início do mês, dia 8, é a inauguração do espaço, faz sentido ter uma campanha
promocional após o público saber que a marca existe, mesmo não conseguindo
abranger todas as pessoas pretendidas, o objectivo é criar alguns laços entre a
marca e o consumidor, principalmente de conhecimento, conforto, sofisticação e
concorrencial. Então, decidiu-se que, do dia 18 ao dia 31 de Março no espaço da
loja, junto à cafetaria, vai existir uma banca com uma promotora da marca, com
produtos para o cliente degustar quando estiver na loja. Assim, pode entrar com
o sentido de comprar uma compota de limão e, ao provar por exemplo um paté de
javali, faz com que compre.
A par
desta acção e, a anterior estrategicamente pensada em sequência desta, vai ser
distribuído pelos CTT, nas cidades do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e
Gondomar, um convite para o consumidor se deslocar à loja Continente Gourmet,
com o objectivo de fazer compras. Como se pode verificar a data está patente no
convite e, durante esse período se o consumidor se dirigir à loja, na primeira
compra tem um desconto de 20% em qualquer produto. Contudo, a mensagem presente
no convite apela à qualidade dos produtos e salienta serem portugueses, como
também informa e convida o cliente a disfrutar de um serviço, a cafetaria.
4.4
Ilustração gráfica da acção
Fig. 9
– Banca para colocar os produtos para degustação
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